13 julho 23
Retalho

Ana Rodrigues

Parfois alia-se à Associação Espanhola de Retalho Têxtil

A portuguesa Parfois vai juntar-se à Associação Espanhola de Retalho Têxtil (Arte), promovida no final do ano passado pela Inditex e que lidera a negociação do primeiro acordo comercial têxtil nacional em Espanha. As negociações iniciam-se na próxima segunda-feira (17 de julho).

Para além da Parfois, que tem apostado no seu crescimento em Espanha, a Tendam e as suas fileiras integram também agora a associação, que conta assim com doze empresas que incluem trinta marcas de moda, tais como: All We Wear Group, Bimba y Lola, Inditex, H&M, Iberian Sports Retail Group, Kiabi, Mango, Pepco, Primark e Uniqlo.

Os novos membros agregam uma importante rede de lojas em Espanha: a Tendam – também membro da Acotex – conta com 760 estabelecimentos e a Parfois com mais de 340 lojas no país. Dos dez maiores grupos de moda espanhóis, apenas Desigual, Mayoral e Sociedad Textil Lonia não constam na Arte.

A incorporação da Parfois e da Tendam acontece às portas da constituição da mesa de negociação do primeiro acordo coletivo estadual do comércio têxtil, promovido pela Arte. Até agora, o sector era regido por acordos provinciais e o único grande acordo estatal do sector é o da Associação Nacional das Grandes Empresas de Distribuição (Anged), que é aplicado por empresas como El Corte Inglés e C&A. Por seu lado, apenas três empresas do sector têm acordo empresarial: Primark, Decathlon e Sprinter.

Partilhar