Bebiana Rocha
Blake Sturgess, Diretor de Produto da Pangaia, partilhou no 26º Fórum da Indústria Têxtil uma breve apresentação daquele que é o trabalho e o compromisso da marca, onde sobressaiu o desafio de escalar soluções inovadoras e sustentáveis. “Trabalhamos com produtos responsáveis que combinam design e propósito, exploramos práticas regenerativas, inovações no tingimento” contextualizou Blake, não escondendo as dificuldades de escalar alternativas sustentáveis.
“É desafiante em termos de custos e matéria disponível”, disse, reconhecendo que existem desafios novos todos os dias. “É como estarmos à deriva sem colete. Exige um estudo constante do consumidor porque nenhuma marca tem bola de cristal”, continuou. Realçando o compromisso da marca com o sourcing responsável, que nas suas palavras é muito mais do que ser transparente.
“Como somos uma marca certificada temos de estar constantemente a verificar os nossos fornecedores, a garantir a rastreabilidade de todos os nossos produtos para evitar acusações” apontou, introduzindo aqui Portugal como um rótulo de segurança. Pela proximidade e qualidade Blake vê os seus fornecedores portugueses como parceiros de confiança, citando como exemplo a RDD Textiles.
“São precisos dois para dançar o tango, o conceito da marca tem de estar alinhado com o da empresa”, concluiu, sem dúvidas de que os parceiros à altura para informar na área da sustentabilidade estão em Portugal. “As marcas têm de vender mais produtos, mas com menos impacto, vender mais e melhor”, chamou à atenção ainda, confiante que irá aumentar as encomendas para o país.