14 fevereiro 25
Design

Bebiana Rocha

‘Paisagens Têxteis’ é tema da Trienal Design Covilhã 2025

Termina hoje a Open Call para as ‘Residências nas Fábricas’ no âmbito da Trienal Design Covilhã 2025, que tem nesta edição o tema ‘Paisagens Têxteis’. A Transformadora, Burel Factory e J.Gomes, são as empresas que se associam à iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Covilhã.

Ao todo estão previstas seis residências artísticas, com uma duração de quatro semanas, sendo à posteriori expostos os trabalhos ao público. O arranque oficial da Trienal está previsto para o dia 21 de março, estendendo-se até 21 de junho por diferentes espaços da cidade.

O objetivo é contribuir para o aprofundamento de uma cultura de design na cidade e na região, ao mesmo tempo que se promovem dinâmicas colaborativas entre designers, indústria local e o público. Para além das residências artísticas, constam no programa: uma exposição sobre produção artesanal portuguesa no pavilhão da ANIL que vai abranger a tecelagem e a lã, e uma exposição sobre o património têxtil no Museu dos Lanifícios da UBI, com curadoria de Rita Salvado, cujas áreas temáticas são a cor e os padrões de debuxo.

O alinhamento das atividades vai ser aos poucos atualizado no site da organização, de destacar por último a apresentação de uma seleção de trabalhos dos estudantes de Design de Moda e Design Industrial da Universidade da Beira Interior, mostrando aqui também o envolvimento do meio académico.

Partilhar