09 janeiro 25
Empresas

Bebiana Rocha

Os produtos Altri já chegam a mais de 30 países

O grupo Altri esteve em destaque na última edição da revista Portugal Global da AICEP, onde partilhou os resultados de 2023, os projetos em curso e a sua visão de futuro, agora que chega a mais de 30 países.

No âmbito do sector foi referenciada a Caima, a empresa do grupo, com sede em Constância, produz fibras solúveis direcionadas à indústria têxtil, uma aposta muito importante que está a ser feita para reforçar a presença da Altri no mercado asiático.

“Dos recursos providenciados pela floresta, tais como a madeira e a biomassa, há um conjunto alargado de aplicações que a indústria das fibras celulósicas tem vindo a explorar, nomeadamente a sua aplicação a têxteis”, diz Sofia Reis Jorge, administradora. Acrescentando que a “Altri investe anualmente dezenas de milhões de euros para materializar o seu propósito de tornar o mundo mais renovável”.

Uma afirmação que vem acompanhada por exemplos, entre eles o projeto nacional fiber4fiber, que inclui no consórcio o CITEVE e o CeNTI com vista a desenvolver pastas solúveis de celulose, a partir de eucalyptus globulus, otimizadas para a produção de fibras de base celulósica, nomeadamente viscose e lyocell e que possam ser rastreáveis ao longo da cadeia de valor.

Destaque-se da entrevista ainda que a Altri foi classificada em outubro passado como a empresa com menor risco ESG do mundo no seu setor, pela Sustainalytics.

Partilhar