Bebiana Rocha
O marketing & digital strategies advisor Daniel Agis abre no próximo dia 27 de fevereiro as MOD’Unica Talks com cinco insights valiosos para tempos de mudança. Ao T Jornal, o orador convidado faz uma síntese destes cinco pontos.
O primeiro tópico a ser abordado é a tensão geopolítica que se vive e como esta redefine a cadeia de abastecimento, acompanhado pela indicação de oportunidades. “O aumento das barreiras comerciais, a instabilidade política e a revolução tecnológica impulsionam a necessidade de inovarmos radicalmente, especialmente diante da tendência de relocalização da produção”, diz.
O Real-Time Retail também está na lista de temas a tratar por Daniel Agis, as empresas baseadas em inteligência artificial estão a redefinir o sector, sobretudo na região da China. “Diante desta transformação as cadeias europeias e grandes marcas estão a incorporar estratégias para dar respostas rápidas e personalizadas”, informa.
Tendo este último conceito de personalização como gancho, o ‘advisor’ parte para a hiper-personalização como nova fronteira da moda, que é trabalhada recorrendo à robótica e, mais uma vez, à inteligência artificial. A produção sob pedido vai viabilizar, segundo o próprio, a “unicidade em grande escala”, mas traz consigo exigências, nomeadamente flexibilidade industrial e novas competências profissionais. “O grande desafio será escalar tecnologias e garantir um impacto positivo tanto na economia quanto na sociedade”, alerta.
No quarto ponto Daniel Agis falará sobre a convergência omnicanalidade, phygital e comunidades virtuais, e de que forma é que estas experiências estão a redefinir as relações entre as marcas e os consumidores. O especialista partilhará novas formas de interação que fundem o físico e o digital com vista a fortalecer a fidelização do cliente.
A intervenção está prevista encerrar com a sustentabilidade circular e transparência radical. “A tecnologia já permite otimizar processos de produção, reciclagem e rastreabilidade, mas a escalabilidade dessas soluções ainda é um obstáculo. O maior desafio reside na mudança de mentalidade e na adoção de novos modelos de negócio”, conclui.