06 outubro 22
Economia

T

OMC prevê “desaceleração acentuada” do comércio mundial

A Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que o tráfego de mercadorias perderá força no segundo semestre de 2022 e manterá uma baixa taxa de crescimento em 2023, o que significará uma “desaceleração acentuada” do comércio global no próximo ano.

Segundo o último relatório publicado pela OMC esta semana, os economistas da organização sediada na Suíça preveem que os volumes do comércio mundial crescerão 3,5% em 2022, acima dos 3% previstos em abril, mas que, para 2023, o aumento será de apenas 1%, face à previsão feita na primavera de 3,4%.

O ajustamento deve-se em grande parte à adição de novos dados que medem o efeito da guerra na Ucrânia. Coleman Nee, economista-chefe da OMC, disse, durante a apresentação do estudo, que o crescimento vai desacelerar nas principais economias do mundo – mas adiantou também que as previsões estão sujeitas a grande incerteza dada a crise de “abordagem múltipla” que a economia global atravessa.

Para a Europa, a agência prevê que os altos preços da energia causados pela guerra induzam a redução do consumo privado e o aumento dos custos na produção – duas forças negativas a ‘puxar’ para o mesmo lado. Só para piorar, o aumento do custo do financiamento irá precisamente no mesmo sentido.

De acordo com a nova previsão da OMC, o PIB mundial a preços de mercado crescerá 2,8% em 2022 e 2,3% em 2023, um ponto percentual a menos que o previsto em abril passado.

Partilhar