25 fevereiro 25
Feiras

T

O papel do ORT no conhecimento e valorização de resíduos

Criado em 2024 com 4 entidades como membros, o Observatório do Resíduo Têxtil reúne hoje 18 organizações-chave neste domínio. As MOD’Unica Talks vão ser o palco escolhido para este grupo de trabalho debater os seus objetivos e atividades.

Na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, entre as 15h e as 15h30, as MOD’Única Talks acolhem a sessão “Conhecer para valorizar: o Observatório do Resíduo Têxtil”, sob a chancela do ORT – Observatório do Resíduo Têxtil e que conta com a participação de Sónia Almeida (Humana Portugal), Maria José Carvalho (Cluster Têxtil), António Dinis Marques (To Be Green) e Rodrigo Branco (Ultriplo).

O Observatório do Resíduo Têxtil, criado em junho de 2024, congrega várias e variadas entidades da cadeia de valor têxtil com a missão de promover a valorização dos resíduos têxteis, gerando benefícios ambientais, económicos e sociais. Para tal, a sua ação está centrada na recolha e divulgação de conhecimento sobre resíduos têxteis, promoção da colaboração entre as partes interessadas, análise e discussão da evolução legislativa, e advocacia junto dos decisores políticos. Adotando uma abordagem holística, este grupo de trabalho informal aborda desde os resíduos gerados na fase industrial até aos provenientes do pré e pós-consumo.

Atualmente, o ORT contabiliza já 18 membros, entre associações empresariais (ATP, ANIVEC, CENIT e Cluster Têxtil), centros de I&D e inovação (CITEVE, Smart Waste Portugal, To Be Green, Fibrenamics), operadores de têxteis usados (Humana, H Sarah Trading, Ultriplo, Wippytex, Filtex, Asirtex), gestores de resíduos (EGF – Empresa Geral do Fomento e ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos) e entidades públicas e municipais (APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses).

Esta sessão das MOD’Única Talks constitui uma oportunidade para conhecer o trabalho que o ORT está a desenvolver e debater, com o grupo, a implementação da nova regulamentação europeia, a inovação e a otimização da gestão de resíduos têxteis em Portugal.

O registo na MOD’Única é gratuito, mas obrigatório, e pode ser efetuado através deste link. O programa completo das MOD’Única Talks pode ser consultado aqui.

Partilhar