Raposo Antunes
A Minty Square, uma plataforma de vendas online de vestuário e calçado criada em 2014, tem uma origem singular – foi numa edição do Portugal Fashion que Ana Cravo e João Figueiredo decidiram avançar para este modelo de negócio. “O bichinho nasceu aí”, conta esta designer de 29 anos, com mestrado na ESAD, de Matosinhos.
“Percebemos (e o plural significa Ana e João, um engenheiro informático de 31 anos) no Portugal Fashion que muitas colecções de estilistas só estavam disponíveis no atelier deles. Alguns deles nem lojas têm. E muitos deles não têm sites para vender online”, explica Ana Cravo.
Foi assim que Ana e João decidiram criar “um ponto de convergência da moda nacional que fosse ao mesmo tempo um espaço de referência dessa mesma moda”. E o passo para a criação da empresa não demorou muito, tanto mais que as conversas que os dois tiveram com vários criadores reforçaram essa ideia: “Vários desses estilistas confessaram a dificuldades em divulgar os seus trabalhos”.
João Figueiredo dá mesmo o exemplo de um hipotético estilista de Leiria que “se surge sozinho, as pessoas não sabem que ele existe”.
Debaixo do chapéu do Cleber Group, uma empresa de referência na publicidade online sediada no Porto, criada há oito anos e que tem 500 milhões de acessos mensais, surgiu a Minty Square. O dono do Clever Group, Luís Rodrigues, é aliás sócio de Ana e João.
Esta plataforma de venda online conta já com nomes como Katy Xiomara, Pedro Pedro, Luis Carvalho, Ricardo Andrez, Carla Pontes, Valentim Quaresma, Daniela Barros, J.J. Heitor (calçado) e Nobrand (marca de calçado), entre outros. No total são 50 marcas e criadores. Por cada venda de trabalhos destes criadores a Minty Square recebe uma comissão.
A aposta agora desta plataforma é alargar as vendas a mais marcas de vestuário e a internacionalização. “Divulgar à escala mundial é uma tarefa árdua e espinhosa”, diz João Figueiredo, que aposta nas redes sociais, google e blogers para divulgar a plataforma.
No que diz respeito à internacionalização, este engenheiro informático licenciado na Universidade de Aveiro aponta as baterias para o Chipre, Roménia, França, Reino Unido, Espanha e Canadá.
A Minty Square, que pretende chegar a um consumidor de “médio luxo”, faz no seu dia-a-dia selecção das colecções dos criadores, fotografa esses trabalhos que vai pôr na plataforma online de vendas, recebe as encomendas dos clientes e faz o envio para estes.
Nas primeiras três semanas deste mês, a Minty Square superou a barreira das 200 encomendas, o que significa um aumento de 254% comparativamente com todo o mês de Janeiro do ano passado.