11 Novembro 21
Feiras

Mariana D'Orey

Expetativas “amplamente superadas” na Automotive 2021

Bons negócios, contactos qualificados e uma presença que destaca a capacidade de inovação do têxtil português, são os parâmetros com que os representantes nacionais definem a presença na Automotive Interiors Expo 21, que hoje termina em Estugarda, na Alemanha. ERT, Endutex, Trim NW, Texla, Sedacor, Coltec, Lipaco, LMA, Riopele, TMG Automotive, e Tintex Textiles são as empresas que viajaram até àquela que é considerada como a capital europeia do automóvel.

Destaque para o Fórum Automotive Textile From Portugal, desenvolvido pelo CITEVE e pela Associação Selectiva Moda com o objectivo de dar testemunho da dimensão do perfil técnico e inovador do trabalho desenvolvido pela nova geração do têxtil português vocacionado para o setor automotive.

Alemães, franceses, espanhóis e também italianos foram sobretudo os compradores que têm visitado os stands das empresas portuguesas, como destaca o representante da Endutex. “Quem nos visitou foram bons clientes, muito objetivos e com uma ideia clara do que queriam”, diz Anibal Figueira, sales manager da empresa especializada em revestimentos têxteis.

Considera, por isso que as “expectativas amplamente superadas” neste três dias de feira que hoje terminam. A participar com regularidade neste certame há já vários anos, considera ainda que esta edição confirmou também uma tendência que tem sido transversal a tidas as feiras neste período pós-pandemia: “tivemos menos contactos, mas mais focados e qualificados”.

Com a sustentabilidade como palavra de ordem a Endutex apresentou na Automotive 2021 “uma vasta de gama de soluções com diferentes aplicabilidades, não só ao nível dos materiais mas também dos processos”. Materiais que incorporam os valores da sustentabilidade e que “representam uma redução efetiva da emissão de carbono”, exemplifica Aníbal Figueira, que destaca ainda “a grande aceitação no mercado europeu deste tipo de soluções”.

Em estreia nesta feira alemã, também o director-geral da Trim NW faz um balanço “francamente positivo”. Rui Lopes dá ainda nota dos “bons contactos estabelecidos com novos potenciais compradores alemães, franceses, espanhóis e alguns italianos”.

Localizado numa das zonas mais nobres da feira e beneficiando do facto de neste fórum ser permitido tocar nos produtos, o showcase Automotive Textile From Portugal foi em permanência um dos principais focos de atenção do certame. “A aceitação tem sido excelente. Por um lado há muita curiosidade pela inovação dos nossos produtos, por outro a questão da sustentabilidade onde estamos muitíssimo bem reputados enquanto país”, conta Cristina Oliveira, gestora na área da mobilidade e transportes do CITEVE.

A participação das PME portuguesas na Automotive é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP no âmbito do projeto From Portugal, que visa promover a internacionalização das PME’S portuguesas da área têxtil. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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