Bebiana Rocha
A Fast Company, revista americana focada na inovação, tecnologia e design, publicou recentemente um ranking com as empresas mais inovadoras em 2025 no segmento da moda e do vestuário. O primeiro lugar é ocupado pela Nully, uma empresa que presta serviços de aluguer de roupa, e o décimo e último lugar pela Repreve, uma empresa que se dedica à transformação de materiais reciclados para criar fibras de alta performance.
Este resultado sublinha a crescente importância da adoção de modelos de negócio sustentáveis no sector da moda e também a recetividade cada vez maior dos consumidores a opções mais responsáveis. A Nully, por exemplo, já conta com mais de 300 mil assinantes, que ganham acesso a mais de 400 marcas.
A Repreve é mencionada por em 2024 ter desenvolvido uma tecnologia que transforma roupas velhas de poliéster em novos materiais para vestuário, com os mesmos padrões de qualidade de uma fibra virgem e em grande escala. Os produtos finais são também rastreáveis.
A título de curiosidade, o segundo lugar é ocupado pela MiuMiu, que se consegue afirmar no meio da crise do luxo e obter um aumento nas vendas de 93% (em 2024). O terceiro lugar é da Moncler, seguindo-se Veja, Aritzia, Coahtopia, REI Co-op, Kizik e Laws of Motions. Para mais detalhes clicar aqui.