Bebiana Rocha
A Under Armour, em colaboração com a Hohenstein e PPT Group, realizou testes para medir a libertação de microfibras durante as lavagens. O procedimento de teste padronizado que permite a determinação da descarga de microfibras têxteis sob condições simuladas de lavagem ganhou o nome DIN SPEC 19292.
“Na indústria do vestuário avaliar a abrasão das fibras do vestuário pode ser um processo caro e demorado”, reconhece Kyle Blakley, da Under Armour, apresentando esta solução como uma oportunidade para as empresas medirem a extensão da libertação de fibras ao longo da cadeia de valor e usarem os resultados para melhorarem na hora de desenvolvimento de novos produtos.
Este mês de dezembro foi também publicado um outro estudo para quantificar e caracterizar microfibras libertadas a partir de diferentes programas de lavagem doméstica. Os resultados indicaram que os tipos de máquinas de lavar, a velocidade de configuração e a duração do ciclo impactam significativamente nas quantidades de microfibra libertadas.