17 novembro 25
Reciclagem

Bebiana Rocha

Nova joint venture quer reciclar 100 mil toneladas de PET têxtil por ano

A Unidade de Fibras da Indorama Ventures formou uma joint venture com a Jiaren Chemical, com o objetivo de reforçar a circularidade têxtil global. Em comunicado, a Indorama confirma que esta parceria pretende expandir até 100 mil toneladas anuais a capacidade de fiação de PET reciclado proveniente de têxteis, contribuindo para uma cadeia de abastecimento têxtil global mais sustentável e rastreável.

“O problema dos resíduos têxteis mal geridos, bem como as expectativas das novas gerações em relação à proteção do clima, não podem ser resolvidos por uma única empresa. São necessários diversos investimentos significativos em infraestruturas, tecnologia e operações. Só em conjunto todos os atores da cadeia de valor podem construir modelos de negócio circulares”, afirma Diego Boeri, presidente executivo da Unidade de Fibras da Indorama Ventures, que é atualmente um dos principais fornecedores globais de têxteis técnicos reciclados, fibras e fios de poliéster.

“Os reguladores devem estimular o apetite pelos investimentos necessários, especialmente na Europa, e os consumidores precisam de compreender melhor o que acontece nos atuais fluxos globais de materiais para fazer escolhas de compra informadas”, acrescentou.

A joint venture envolveu um investimento de vários milhões de dólares por parte da Indorama, destinado a aumentar a capacidade de reciclagem da Jiaren Chemical Recycling, que se destaca atualmente como uma das líderes tecnológicas em reciclagem química de poliéster.

Partilhar