25 janeiro 23
Moda

Maria Monteiro

Nova Iorque quer eliminar químicos nocivos no vestuário

O Estado de Nova Iorque juntou-se à Califórnia num movimento que exige a eliminação gradual de produtos químicos nocivos para o ser humano (conhecidos como PFAS) na fabricação de têxteis e vestuário. A medida entrou em vigor no último dia do ano passado e é possível que seja replicada noutros Estados norte-americanos.

Os produtos químicos PFAS (perfluoroalquil e polifluoroalquil) têm preocupado cada vez mais as organizações ambientais dada a evidência de que o seu uso pode ser tóxico para as pessoas. Além disso, quando os têxteis com estes produtos são lavados, os químicos infiltram-se nas águas subterrâneas, acabando portanto por contaminar a água para consumo humano.

“Esta não é a primeira lei PFAS que Nova Iorque aprovou, e não deve ser a última”, disse ao jornal Spectrum News, o diretor de Saúde e Alimentação do Conselho Nacional de Defesa de Recursos, Avi Kar. O Estado norte-americano espera que a implementação da lei interrompa o uso de PFAS em vários produtos em todo o país e que o seu exemplo seja levado internacionalmente em consideração.

Partilhar