18 janeiro 22
Moda sustentável

Bebiana Rocha

Nova Iorque obriga marcas a divulgarem impacto ambiental

O Estado de Nova Iorque apresentou no inicio de 2022 uma proposta de lei que pretende obrigar as marcas de moda a divulgarem o seu impacto ambiental para poderem vender localmente. Encaminhada para o comité legislativo, a medida prevê abranger todas as empresas que tenham uma receita anual superior a 100 milhões de dólares (o equivalente a cerca de 88 milhões de euros).

A Fashion Sustainability and Social Accountability Act, como assim foi designada, tem como objetivo controlar não só as emissões de gases, mas também o uso de água, químicos e gastos energéticos de toda a cadeia de fornecimento e produção.

“Caso a proposta de lei seja aprovada as empresas teriam de divulgar quantidades e tipos de materiais – incluindo reciclados – que os fornecedores produzem anualmente”, explica uma publicação da AWAY, revista dedicada à informação sobre mobilidade sustentável.

Outro dos dados pedidos serão os ordenados pagos dentro da cadeia, que devem estar alinhados com o salário mínimo nacional. Se a proposta de lei for viabilizada, as empresas que não cumpram estes pressupostos podem pagar uma multa até 2% do valor do seu lucro anual.

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