20 setembro 23
Economia

T

Norte com menos exportações no segundo trimestre do ano

Segundo a mais recente edição do Boletim Norte Conjuntura, publicada pela CCDR-NORTE, as exportações de bens do Norte diminuíram 0,6% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, que compara com um decréscimo mais acentuado de 4,8% ao nível do mercado nacional.

No setor do turismo, os indicadores continuaram a observar uma trajetória de crescimento, com as dormidas nos estabelecimentos turísticos da região a aumentar 14,5% face ao 2º trimestre de 2022.

A taxa de inflação do Norte manteve uma trajetória de desaceleração e diminuiu 3,7 pontos percentuais face ao trimestre precedente, situando-se em 4,2%, no 2º trimestre de 2023.

Quanto ao mercado de trabalho do Norte, este apresentou uma evolução positiva no 2º trimestre de 2023, em termos globais. A população empregada aumentou 0,7%, em termos homólogos, o que representou a criação líquida de 12 mil postos de trabalho.

No que diz respeito à população empregada com o ensino superior, em termos homólogos, regista-se uma redução de 9,7% no 2º trimestre de 2023. Nos outros níveis de escolaridade, observaram-se aumentos de 5,1% nos indivíduos com o secundário e pós-secundário e de 7% nos indivíduos com a escolaridade até ao 3º ciclo do ensino básico. A taxa de desemprego do Norte desceu para 6,4%, no 2º trimestre de 2023, um valor inferior em 1,2 pontos percentuais (p.p.) face ao do trimestre transato.

 

Partilhar