24 janeiro 24
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Norm lança cuecas sustentáveis absorventes para as mulheres

No sentido de colmatar as toneladas de produtos menstruais que são descartados e acabam em aterros sanitários, que contribuem para a poluição plástica e que tem um custo ambiental substancial, a Norm lançou uma alternativa mais ecológica: uma cueca menstrual absorvente sustentável.

Fabricados na Figueira da Foz, os modelos são produzidos em materiais como o tencel (uma fibra semi-sintética usada em têxteis) e o algodão orgânico, que tem uma grande capacidade absorvente. Na parte exterior, foi misturado o tencel com renda feita de poliamida e elastano reciclado.

“Era importante que não fossem muito espessas nem criassem a sensação de estarmos a usar uma fralda. O tecido tinha de ser suficientemente leve e fino para que pudéssemos usá-las durante um treino, a dormir ou simplesmente andar na rua”, explicou Catarina Barreiros, fundadora da marca Do Zero, um marketplace de artigos sustentáveis, em comunicado.

As cuecas menstruais absorventes têm a durabilidade até pelo menos de três anos. Garantir esta capacidade foi um dos maiores desafios, segundo Catarina Barreiros: “Não poupámos na confeção nem nos tecidos. As várias camadas têm de ser eficazes, higiénicas, respiráveis e com um toque confortável”.

Atualmente, existem três opções disponíveis: rosa, preto e bordeaux. No futuro já estão a ser pensados mais dois lançamentos: outro desenho rendado de cintura subida e uma opção para um público mais novo, que irá seguir uma linha “simples, teen e desportiva”, adiantou.

Partilhar