03 fevereiro 23
Fiação

Ana Rodrigues

Níveis de contaminação do algodão reduziram em 2022

De acordo com os dados descrito na mais recente edição da Cotton Contamination Survey, da responsabilidade do International Textile Manufacturers Federation (ITMF), o nível de contaminação e viscosidade do algodão à disposição nos mercados mundiais revela percentagens decrescentes, em comparação com os valores de 2019.

O relatório concluiu que a contaminação moderada ou grave das fiações de todo o mundo caiu de 25% em 2019 para 22% em 2022. Alcatrão, matéria orgânica (folhas, penas, papel, couro), tecidos de filme de plástico, cordas de plástico e matéria inorgânica (areia ou pó) correspondem às contaminações encontradas. De forma mais detalhada, 6% do algodão avaliado estava gravemente contaminado por algum tipo de matéria estranha, enquanto 16% foi apenas moderadamente contaminado. As dez descrições de algodão mais contaminadas encontram-se na Índia, Paquistão, Afeganistão, Togo e Tanzânia são os países onde se encontram o algodão cru mais contaminado face aos menos contaminados que se encontram em Espanha, China, Austrália, EUA e México.

No que contende com a viscosidade do algodão, que está em diminuição há quase dez anos (23% em 2013 face a 12% em 2022), está mais presente no Afeganistão, EUA (Pima, Arizona), Tajiquistão, Camarões, Brasil, Argentina, Índia, Sudão e Zimbábue. Por seu turno, os algodões do Paquistão, China, Grécia, África do Sul, Moçambique, Sudão, EUA (Territórios de Memphis) e Uganda muito dificilmente apresentam viscosidades.

No entanto, a aparência de fragmentos de casca de sementes continua a ser um problema, sendo que 33% dos cultivos apresentam quantidades moderadas ou significativas (igual a 2019). Os locais mais afetados são Afeganistão, Paquistão, Índia, Tanzânia, Egipto, Turquia e Togo e os menos afetados pela presença de fragmentos de tegumento são o Sudão, Camarões, Austrália, Grécia, Espanha, China e México.

Os dados revelados pela ITMF incluem a análise de 104 fiações localizadas em 21 países, tendo avaliado 78 safras de algodão diferentes.

Partilhar