20 Março 2018
Vestuário sustentável

T

Näz, de Cristiana Costa, distinguida no prémio Terre des Femmes

Cristiana Costa, 23 anos, aluna do mestrado em Design de Moda na UBI, criou uma marca de vestuário, a Näz, cujos os artigos são feitos com excedentes da indústria têxtil, que lhe valeram já o segundo lugar no prémio Terre de Femmes 2018, iniciativa da Fundação Yves Rocher que distingue projectos amigos do ambiente com assinatura no feminino.

Em declarações ao PÚBLICO, Cristiana Costa afirmou: “O que gostava mesmo era de estar mais por dentro do mercado nacional e acho que o prémio Terre de Femmes veio ajudar nisso.” Para já, vai apresentar esta quinta feira (22 de Março) a nova colecção de Verão, na Embaixada Príncipe Real, em Lisboa. E depois? Prevê criar uma colecção de homem, de criança e ainda trabalhar em colaboração com uma marca de calçado.

Mas enquanto Portugal não dá visibilidade ao projecto, lá fora tem sido “mais fácil expandir”. Já presente em 15 lojas, com especial enfoque na Alemanha e na Bélgica, a criadora da marca explica que o sucesso do percurso internacional se deve à consciencialização sustentável visível para lá das nossas fronteiras.

Ainda assim, afirma, já são algumas as lojas portuguesas que recebem os seus produtos. Anunciando novas parcerias através da sua página de Facebook (uma vez que o site só estará operacional para os finais de Março), a Näz já anda por Lisboa (na Organii Concept, Sapato Verdee nas Galerias de São Bento), pelo Porto (na Cru Cowork) e por Aveiro (no Cais à Porta).

Partilhar