17 fevereiro 25
Inovação

Bebiana Rocha

Município de Famalicão apoia projetos de investigação

A Câmara Municipal de Famalicão está a apoiar com bolsas de investigação projetos inovadores nas áreas da descarbonização e economia circular, eficiência energética, sustentabilidade ambiental, transição digital, conectividade e digitalização do tecido empresarial.

A indústria têxtil e vestuário do concelho, assim como o sector automóvel são estratégicos para a autarquia, que incentiva também à criação de novos materiais, novos processos de reciclagem, à otimização de processos produtivos e a desenvolvimentos em biotecnologia.

As candidaturas às bolsas abrem hoje, dia 17 de fevereiro, e terminam a 15 de abril. Os projetos devem ser submetidos no site, através do formulário criado para o efeito. As propostas serão posteriormente avaliadas por um júri composto por membros do município, COTEC Portugal e ANI.

Está definida uma verba de 25.000€ que será distribuída em montantes de 5000€ pelas melhores propostas. “Existe no concelho um vasto tecido empresarial dotado de competências que permitem apostar em investigação, desenvolvimento e inovação”, reconhece em comunicado.

Explicando que esta iniciativa alinha-se com a estratégia municipal de passar do made IN para o Created IN. “O objetivo é estimular a investigação, incentivar a inovação tecnológica, premiar as invenções e dar-lhes notoriedade pública, ao mesmo tempo que se contribui para a melhoria da competitividade das micro e PME famalicenses”, conclui.

Partilhar