Bebiana Rocha
A Mundotêxtil anunciou ontem que iniciou o processo de migração para a norma ISO 56001, o mais recente referencial global para sistemas de gestão da inovação. “Inovar de forma estruturada, estratégica e sustentável é o nosso compromisso”, afirmou, no Dia Mundial da Criatividade e Inovação.
A norma propõe a alocação de recursos financeiros, humanos e tecnológicos para projetos de inovação, bem como a definição de KPIs para monitorizar e avaliar o impacto da inovação nos resultados da empresa. Com a ISO 56001, as empresas são incentivadas a considerar não só o lucro, mas também fatores sociais e ecológicos.
“A inovação não é apenas uma vantagem competitiva, é uma necessidade para garantir a sobrevivência e o crescimento das empresas”, acrescentou a têxtil-lar, relembrando o seu sistema de gestão da inovação, que abrange todos os processos, produtos e serviços, garantindo o alinhamento com os objetivos estratégicos.
Entre os objetivos da empresa encontram-se: a redução da pegada ambiental, a aposta na Indústria 4.0, o fortalecimento da cultura de inovação, o reconhecimento como empresa inovadora, a criação de novos produtos e o estabelecimento de novas parcerias.