19 janeiro 26
Obituário

Bebiana Rocha

Morreu o criador do “vermelho Valentino”

Morreu Valentino Garavani, um dos mais icónicos criadores de moda do século XX e símbolo de elegância e glamour. O designer italiano partiu hoje aos 93 anos, deixando um legado indissociável do universo da alta-costura: o emblemático vermelho Valentino, que se tornou uma assinatura reconhecida em todo o mundo.

O funeral está marcado para sexta-feira, 23 de janeiro, na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, em Roma, às 11h00, onde se espera que familiares, amigos e figuras do mundo da moda se reúnam para prestar homenagem.

Valentino Garavani nasceu em 1932 e, aos 17 anos, mudou-se para Paris para estudar na École de la Chambre Syndicale de la Couture. Foi nesse mesmo ano que lançou a sua primeira coleção, Ibis, marcando o início de uma carreira que viria a revolucionar o estilo feminino.

Em 1959, inaugura o seu primeiro atelier na Via Condotti, em Roma, e nos anos 80 consolida a sua internacionalização, com convites para apresentar coleções em Tóquio e Nova Iorque, reforçando a presença global da sua visão estética.

A sua moda distinguia-se por uma linguagem sofisticada, marcada pela fluidez, pelo uso de sedas, chiffons e rendas trabalhadas, criando peças que parecem dançar no corpo e que permaneceram como referência ao longo das décadas.

Valentino retirou-se oficialmente em 2008, mas a sua influência continuou viva. Era conhecido por ser um amante do teatro e da ópera, locais onde buscava inspiração ao observar as vestes opulentas dos figurinos.

Partilhar