Maria Monteiro
A Momo Cotton traz para Portugal os primeiros lençóis produzidos em tecido 100% bambu. Apesar de não ser um material muito utilizado para fazer roupa de cama, é possível que o bambu seja uma ótima alternativa, confortável e mais ecológica: as fibras longas e naturais tornam os tecidos mais macios.
Sendo ao mesmo tempo uma das plantas mais resistentes do mundo, é ainda um material naturalmente respirável, pelo que se torna um tecido que regula a temperatura corporal e fresco no verão, absorvendo a humidade e mantendo uma temperatura confortável no inverno, criando microbolsas de ar para manter o calor.
Além de sedosa e respirável, a fibra de bambu também “tem propriedades antibacterianas, visto que repele naturalmente bactérias nocivas conhecidas por irritar a pele sensível e causar odores desagradáveis, sendo por isso hipoalergénica”, adianta a empresa. E acrescenta que “é uma opção amiga do ambiente, que não requer o uso de fertilizantes, pesticidas ou outros químicos nocivos”, que quando comparamos com o algodão – apenas é necessário um terço da água do que na plantação do algodão e liberta mais 30% de oxigénio para a atmosfera do que uma árvore comum.
Produzidos na China e com a logística feita em Portugal, os dois sócios pretendem apostar num negócio 100% familiar (são irmãos), com mais produtores nacionais, para que a marca portuguesa se torne uma referência nacional, e assim expandir para os mercados europeus. “Um dos nossos próximos passos, quando a China estiver mais leve, é ir lá diretamente”, concluem. “E estamos a olhar para outras matérias-primas possíveis, mas o bambu é o nosso material favorito e vai continuar a ser a base do nosso ADN”. Todos os lençóis da Momo Cotton estão disponíveis no site da marca.