Bebiana Rocha
Mais do que um espaço de exposição, a Mod’Unica assume-se nesta sua edição de estreia como um espaço de partilha de conhecimento e estratégias entre diferentes agentes do sector têxtil e vestuário através da apresentação de um completo programa de talks. Já fechados estão vários temas de alta importância para o sector como economia circular, digitalização, automação, inteligência artificial e novas competências profissionais.
Pelo palco ‘Mod’Unica Talks’ passarão no primeiro dia nomes como Susana Serrano, CEO da Circular Strategy, que falará sobre a Corporate Sustainability Reporting Directive; Luís Ramos (CITEVE) e Ricardo Silva (Tintex) – a dupla apresentará o Roteiro da Descarbonização da ITV enquadrado no projeto RDC@ITV; Assunção Mesquita (CITEVE) – para partilhar o Relatório de Sustentabilidade do Sector Têxtil e Vestuário – e Helena Vilaça (CITEVE) – que traz consigo os resultados do projeto Waste2BioComp.
A AE Minho também dará o seu contributo para o programa, através de duas talks no dia 26, são elas ‘Sustentabilidade e Economia Circular no Sector Têxtil’ às 10h30 e ‘Transformação Digital: Inteligência Artificial e Automação na Indústria Têxtil’ às 15h30. O palco encerra com a apresentação do livro ‘A Felicidade é Lucrativa’ de Ricardo Costa. Pelo meio estão ainda: uma talk enquadrada no projeto DIGI4Fashion sobre ‘Produtividade na ITV com Automação de Processos’, promovida pelo CITEVE, e outra sobre ‘Os profissionais do Futuro’, preparada pelo MODATEX.
Já para o segundo dia, a organização confirma ao T Jornal intervenções de Daniel Agis; Pedro Garcia (MAAB Consulting); Pedro Guimarães (MODATEX) e Elsa Dionísio (Fashion Business Management), bem como das entidades Observatório Resíduo Têxtil, Humana Portugal, Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da Universidade da Beira Interior e, novamente, a Associação Empresarial do Minho. Estão igualmente previstas talks no âmbito dos projetos RESOTEX, VETRINE e Metaskills4TCLF.
“Procuramos convidar parceiros estratégicos e dinâmicos para que possam trazer insights valiosos e inspiradores à nossa audiência de profissionais da ITV. Acreditamos que as talks proporcionarão uma excelente oportunidade para partilhar conhecimento sobre tendências de mercado, inovação, sustentabilidade, digitalização, desafios e oportunidades globais”, comenta Ana Paula Dinis, na qualidade de diretora geral da ATP. O programa pode ser acompanhado no site da feira.