08 setembro 22
Feiras

T

MODTISSIMO 60: um sucesso acima das expectativas

Expositores, compradores e até a própria organização são unânimes em considerar o MODTISSIMO número 60 um sucesso muito acima das expectativas, não só pelo número de visitantes e pela presença numerosa de compradores internacionais, mas principalmente porque o certame acabou por ter um impacto muito positivo no fluxo de encomendas.

Com os corredores apinhados e pequenas filas a aglomerarem-se junto de alguns stands, os dois dias do MODTISSIMO foram – como já se podia antecipar no final do primeiro dia – de quebra de recordes de visitantes. E a mensagem subliminar por trás da feira também passou: o têxtil português é uma fileira, pela flexibilidade, pela qualidade e pelo foco na sustentabilidade e na economia circular, que se destaca globalmente.

A presença de 12 órgãos de comunicação social estrangeiros – também um número recorde, segundo a organização – serviu de veículo de transmissão dessa realidade para todos os cantos da Europa. E o testemunho nesse sentido de vários participantes na comitiva dos Países Baixos, o país convidado desta edição, não passou despercebido.

A presença de uma forte comitiva da AICEP, nomeadamente da sua Direção Comercial e da sua Direção de Incentivos – foi outro dos momentos importantes do MODTISSIMO, uma vez que, como enfatizou Mário Jorge Machado, presidente da ATP, “os empresários portugueses têm na agência uma fonte muito importante de conhecimento e auxílio quando querem internacionalizar as suas empresas”.

De assinalar também a presença do vereador da Economia do Câmara de Famalicão, Augusto Lima, e do presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, que quiseram, com a sua presença, apoiar as empresas e instituições do seu concelho presentes no certame.

Mas, por baixo deste céu que parecia paradisíaco, algumas nuvens foram surgindo no horizonte: os temas do aumento brutal do preço da energia e as crescentes dificuldades na contratação de colaboradores para o sector pairavam sobre o pavilhão 6 da Exponor e ninguém conseguia estar indiferente às dúvidas que essa envolvente exógena coloca no futuro imediato.

Manuel Serrão, CEO da Selectiva Moda (a entidade organizadora), visivelmente satisfeito com o primeiro balanço do MODTISSIMO, disse ao T Jornal que, “o certame dificilmente podia ter corrido melhor, como se vê pelos recordes de compradores e pelas encomendas que os expositores conseguiram ao longo dos dois dias”. Mas – há sempre um ‘mas’ – do MODTISSIMO 60 resulta um problema complicado: a fasquia para o MODTISSIMO 61 ficou a um nível muito elevado.

Partilhar