05 dezembro 25
Formação

Bebiana Rocha

Modatex apresentou plano formativo para 2026 no webinar ATP/RESOTEX

O MODATEX tem, neste momento, várias formações abertas dedicadas ao desenvolvimento de ferramentas de empreendedorismo orientadas ao ecodesign. Pedro Guimarães, chefe da Unidade de Qualificação do Centro de Formação, esteve no passado dia 3 de dezembro a apresentar o plano formativo para 2026 no âmbito do projeto RESOTEX, no webinar “Economia Circular na Indústria Têxtil e Vestuário”, organizado pela AT.

“Design e Implementação de Modelos de Negócio Circulares”, “Desenvolvimento de Produtos Têxteis e de Vestuário Inovadores, com Recurso à Economia Circular”, “A Nova Realidade da Produção ao Consumo de Produtos de Linho”, “A Nova Realidade da Produção ao Consumo de Produtos de Cânhamo” e “A Nova Realidade da Produção ao Consumo de Produtos de Cortiça” são alguns exemplos de cursos que estão, neste momento, com inscrições abertas no site para quem procura saber mais sobre matérias-primas autóctones e sustentabilidade, matérias-primas regeneradas e empreendedorismo verde.

O plano integra ainda formações como “Produtos de Vestuário com Fibra de Poliéster Reciclado”, “Produtos de Vestuário com Fibras Regeneradas Circulares”, “Influência ao Consumidor dos Materiais Têxteis Sustentáveis em Produtos de Moda”, “Desenvolvimento de Projeto de Negócio de Empreendedorismo no Ecodesign”, “Criação de uma Marca Sustentável”, “Criação de Negócios Têxteis Sustentáveis”, “Gestão de Produtos de Moda” e “Marketing Digital de Empresas Têxteis e de Moda”, como apresentou.

Estão alinhadas outras ações ainda a detalhar. Em breve, serão disponibilizadas dinâmicas muito focadas na lã, como “Contributo da Lã no Ecodesign”, “Consumo Consciente de Produtos de Lã”, “Economia Circular e a Lã”, “Inovações com Lã Sustentável”, “Práticas Tradicionais para a Extensão do Ciclo de Vida do Produto de Lã” e “Desenvolvimento de Projeto de Negócio de Empreendedorismo no Ecodesign”.

“Estas ações de formação estão ao abrigo do projeto RESOTEX, que nasce com o objetivo de repensar o setor têxtil e a moda sustentável”, deixa claro. A maioria das formações decorre em formato e-learning, havendo outras presenciais que se realizarão em diferentes delegações do MODATEX, nomeadamente Porto e Covilhã. A participação de Pedro Guimarães no webinar permitiu também apresentar um balanço das ações já iniciadas.

No mesmo dia o MODATEX organizou o webinar ‘Influência ao consumidor dos materiais têxteis sustentáveis em produtos de moda’, que contou com a participação do Presidente da ATP, Ricardo Silva.

Do evento podemos tirar duas mensagens conclusivas: “a inovação sustentável por si só não basta, é necessário educar, envolver e inspirar o consumidor” e “o futuro da moda sustentável dependerá tanto da capacidade das empresas para inovar como da aptidão dos consumidores para reconhecer, escolher e valorizar produtos verdadeiramente sustentáveis”.

Na sessão foi analisada de que forma os materiais sustentáveis, aliados a práticas de comunicação transparentes, estão a moldar as decisões de compra e esteve no centro do debate a urgência de fornecer ao consumidor informação rigorosa, clara e acessível para combater o greenwashing. Abordaram-se por fim os novos paradigmas do consumidor, o peso das emoções, a perceção de valor e o papel do marketing ético.

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