12 janeiro 22
Empresas

T

Ministro Siza Vieira aplaude crescimento das exportações

O ministro da Economia Pedro Siza Vieira considera “impressionantes” os mais recentes números das exportações, aplaudindo o trabalho das empresas, “que têm respondido da melhor maneira” aos desafios da conjuntura internacional. Com destaque para o têxtil e vestuário, as exportações nacionais cresceram em novembro 15,1% em comparação com o mesmo período de 2019, o ano pré-pandemia.

Foi através de um vídeo no Twitter que o ministro Pedro Siza Vieira decidiu partilhar com os portugueses o seu reconhecimento pelo desempenho exportador das empresas, logo que foram conhecidos os dados mais recentes do INE respeitantes às estatísticas do comércio internacional. “Estes dados demonstram que as empresas portuguesas têm sido capazes de conquistar quota de mercado e enfrentar da melhor maneira as dificuldades de abastecimento de matérias-primas ou de componentes críticas”.

Comparando o período de janeiro a novembro com o ano de 2019, o governante destaca que “as exportações portuguesas cresceram 5,2%, batendo por isso mais um recorde na penetração das nossas exportações de mercadorias nos mercados internacionais“. Por isso, conclui: “São resultados impressionantes, compatíveis também com grande crescimento do emprego, mas também o crescimento muito significativo do crescimento empresarial”.

No que respeita ao têxtil, a ATP disse já que os dados do INE indicam que este será “um dos melhores anos de sempre em termos de exportações”, um resultado que decorre “sobretudo dos bons resultados dos têxteis para o lar e vestuário de malha”. Alerta, por isso, que “nem todas as atividades conseguiram recuperar tão bem dos efeitos da pandemia”, apontando como exemplo o vestuário em tecido, que até novembro regista uma quebra de 21% face ao mesmo período de 2019.

Partilhar