20 setembro 22
Indústria

T

Ministro da Economia disponível para ajustar planos de auxílio

O ministro da Economia, António Costa e Silva, esteve esta sexta-feira em várias empresas têxteis para se inteirar das necessidades do sector e deixou a promessa de que o Ministério está disponível para ajustar os planos de combate à crise.

Mário Jorge Machado, presidente da ATP, explicou ao T Jornal que “o ministro da Economia e do Mar mostrou abertura para continuar a ouvir as dificuldades que o sector atravessa e as propostas das empresas para combater a crise”. Nesse contexto, o Ministério “está disponível para fazer alterações aos planos apresentados na semana passada pelo Governo”.

Mas, destas alterações não consta, pelo menos para já, a possibilidade de o Governo aceitar o regresso do layoff simplificado. Em alternativa, explicou António Costa e Silva, o executivo prefere avançar com planos de formação para os trabalhadores – o que, não sendo propriamente a mesma coisa, é também uma forma de auxiliar as empresas.

No final da visita – que antecedeu a presença de António Costa e Silva no Congresso Portugal Empresarial (da AEP) – o ministro inteirou-se da aposta que as empresas têm feito nas áreas da inovação tecnológica e de produto, que implicam diretamente na capacidade concorrencial do sector, e, por outro lado, do facto de os preços da energia serem neste momento o fator com maior impacto negativo sobre a atividade industrial.

“António Costa e Silva ficou consciente do quão sério é o problema dos custos de anergia para o sector têxtil” e das suas metástases, que passam pela possibilidade de, em pouco tempo, se assistir a um número significativo de falências e insolvências.

Partilhar