24 agosto 23
Empresas

Ana Rodrigues

Mimaki impulsiona impressão têxtil mais sustentável

A Mimaki Europe anunciou o lançamento de duas tecnologias revolucionárias: um sistema de impressão por transferência de pigmentos têxteis e o processo Neo-Chromato, solidificando o compromisso da Mimaki – representada e distribuída exclusivamente na Península Ibérica pela Digidelta – com a sustentabilidade.

Tradicionalmente, o processo de tingimento de fibras naturais gera uma quantidade alarmante de águas residuais, nesse sentido o método de impressão por transferência é mais sustentável do que os métodos de tingimento têxtil analógico e digital, sem consumo de água e emissões de CO2 substancialmente menores. O sistema é composto por três elementos essenciais: a tinta pigmentada para têxteis, o sistema de transferência e o papel de transferência de pigmentos têxteis Texcol.

Por seu turno, a outra novidade é uma tecnologia têxtil cíclica: o processo Neo-Chromato permite que, ao descolorir têxteis de poliéster tingidos com tecnologias de sublimação de corantes, os materiais sejam reimpressos ou tingidos imediatamente, contribuindo para uma economia circular menor.

“Através deste processo da Mimaki não existe limite para o número de vezes que o poliéster reutilizado pode ser tratado”: o processo em si minimiza o uso de água e a poluição, permitindo a eliminação do papel absorvente e dos solventes de descoloração utilizados no processo como resíduos incineráveis.

“É uma responsabilidade de todos aqui na indústria têxtil em geral contribuir para um futuro mais sustentável. A Mimaki colabora ativamente com marcas de retalho e vestuário para explorar o potencial total das nossas tecnologias sustentáveis mais recentes. Ao mesmo tempo que estas últimas inovações possibilitam avanços significativos na produção têxtil sustentável, também continuamos focados em trazer mais inovações ao mercado que respondam às necessidades urgentes dos nossos clientes, designers, marcas e, mais importante, do planeta”, revelou Arjen Evertse, General Manager Sales da Mimaki Europe, em comunicado.

Partilhar