Bebiana Rocha
Milton Cabral, coordenador do projeto Digi4Fashion, esteve ontem como orador no evento de networking Digi4Fashion ‘O Digital na Criatividade e Produtividade da ITV’, onde deixou claro que “a digitalização não é um projeto, é uma jornada que nunca vai parar. É um investimento contínuo para garantir a continuidade da organização”.
Perante os desafios que o setor enfrenta atualmente, Milton Cabral perguntou a três ferramentas de inteligência artificial como é que uma empresa pode lidar com os desafios e a incerteza, e partilhou com os presentes as respostas, que foram similares: uma organização precisa de ser ágil, “ter uma estrutura bem montada, onde as decisões são suportadas em dados”; ter uma cultura organizacional resiliente, sobretudo do ponto de vista financeiro; e a digitalização tem de fazer parte da estratégia da empresa.
Foi neste último ponto que focou a sua apresentação, mostrando o quanto Portugal ainda pode progredir a este nível. “Em comparação com a Europa, as nossas PME têm índices de modernidade relativamente baixos. Quando comparadas com outras PME europeias, também estão abaixo. Ainda há muito a fazer em termos de e-commerce, presença web e redes sociais”, disse.
Apesar de 85% dos empresários considerarem as tecnologias como um fator de evolução e criação de riqueza, apenas 45% compreende o benefício real que a tecnologia traz à organização. “Fizemos um inquérito em setembro passado, no Modtissimo, com os expositores, para termos uma leitura sobre a digitalização. Dois terços das empresas não têm a digitalização contemplada na estratégia. Os dados não são recolhidos de forma automática e mais de metade não dá formação aos colaboradores nas áreas tecnológicas”, partilhou.
Salientou ainda que quase 90% dos empresários tomam decisões de forma empírica e não com base em dados concretos, assim como 60% continua a ignorar a necessidade de implementar sistemas de segurança na empresa. O primeiro passo para melhorar estes resultados é “tomar consciência, perceber onde estamos e traçar um caminho”, porque, no final, não é o mais forte que sobrevive, mas sim o que melhor se adapta.
O projeto Digi4Fashion, do qual a ATP e o CITEVE fazem parte, tem como objetivo permitir precisamente que estas empresas tenham capacidade para adotar tecnologias digitais que transformem os seus processos de negócio. Coloca à disposição uma série de serviços, desde roadmapping digital a formação para quadros, apoio na procura de financiamento para investimento e serviços de incubação.