Bebiana Rocha
A Milano Unica anunciou esta manhã um crescimento de cerca de 25% na percentagem de expositores europeus. Também a área expositiva registou um aumento, totalizando agora 25.803 m². “Cada vez mais os expositores europeus valorizam o apoio que a Milano Unica oferece na promoção internacional dos seus produtos”, afirmou Simone Canclini, presidente da feira, durante a cerimónia de abertura.
Na ocasião, o responsável sublinhou ainda o verdadeiro significado do luxo, lembrando que, “num mercado premium e de luxo em constante mudança, o produto, a qualidade e a expertise voltam a ser elementos-chave da narrativa”. Canclini destacou igualmente o papel das matérias-primas como uma alavanca essencial para que as marcas se reconectem com consumidores, cada vez mais exigentes.
Ao todo, participam nesta 42.ª edição da Milano Unica 730 empresas. Tal como anunciado ontem, o projeto Sustainable Textile & Apparel From PORTUGAL está representado por doze empresas portuguesas. Entre elas, a LRT apresenta este ano uma seleção renovada de soluções de bordado, com foco na versatilidade, criatividade e valor acrescentado.
“Apresentamos novas texturas e técnicas atualizadas, que permitem às marcas desenvolverem designs distintos, com elevado impacto visual. O nosso objetivo é mostrar como o bordado pode elevar as coleções através da qualidade do detalhe e de aplicações modernas”, afirma Luís Miguel Rodrigues, da administração da empresa, em declarações ao T Jornal.
Para 2026, a LRT pretende reforçar a sua presença nos mercados internacionais e expandir as colaborações com marcas que procuram bordados de alta qualidade, acrescenta o responsável, alinhando-se com o discurso da organização da feira, assente na inovação e na qualidade como ativos reais.
De realçar que, de ano para ano, a Milano Unica tem registado aumentos significativos no número de visitantes, compradores, expositores e meios de comunicação. Em comunicado, a organização da feira sublinha que “muito do mérito vai para os expositores, que garantem a máxima qualidade das suas propostas”.