17 outubro 25
Feiras

Bebiana Rocha

Milano Unica 2026 já tem presença portuguesa confirmada

A Milano Unica divulgou na passada semana a lista provisória de expositores para a sua 42.ª edição, que decorrerá de 20 a 22 de janeiro de 2026, em Milão. O certame, referência internacional para os tecidos e acessórios, já confirma a presença de várias empresas portuguesas, distribuídas por diferentes áreas temáticas da feira.

Na Ideabiella estarão presentes as empresas Paulo de Oliveira e Penteadora; na Shirt Avenue, a Somelos Tecidos; e na Moda IN Portugal estará representado por Albano Morgado, Brito Knitting, Fitecom, Isla, TMG Textiles, Riopele, Troficolor Denim Makers, Casa da Malha, I.T.J.V. Têxteis, Sidónios Knitwear, LMA.pt, Lurdes Sampaio, Magma Têxtil, Trimalhas – Knit Inspiration e LEMAR. A Moda IN subdivide-se em seis áreas: Tecno, Silky/Print, Lace & Embroidery, Knit, Cotton/Woolly e Accessories. Algumas das quais enquadradas no âmbito do projeto Sustainable Textile & Apparel From PORTUGAL.

Em 2026, a Milano Unica elege o universo da cosmética como ponto de partida conceptual. Segundo a organização, “existem inúmeras semelhanças entre o têxtil e a cosmética, já que ambos se centram no corpo e no seu cuidado”.

Também a linguagem estética partilhada – feita de cores, texturas, consistências e acabamentos – serviu de inspiração à investigação criativa para as coleções Primavera-Verão 2027, baseadas na ideia de um “novo tipo de tecido como segunda pele”.

A feira apresenta três grandes linhas sob o conceito MU Cosmetic: Natural, Shadows e Sun. O primeiro centra-se na prática quotidiana do autocuidado, inspirando-se nas rotinas de beleza e privilegiando matérias como algodão orgânico, linho penteado e lavado, jersey de bambu ou cânhamo, malhas extra finas, lavagens suaves e acabamentos antiodor, complementados por botões de madeira, cordões neutros e fechos invisíveis.

Já o tema Shadows explora o lado noturno e sensual da cosmética, através de cetins elásticos, microfibras pretas, rendas brilhantes, organza canelada e veludos, com polimentos metálicos escuros, toques sedosos e recortes a laser que evocam a textura de um sérum noturno.

Por fim, o Sun inspira-se nos cosméticos de verão e na proteção solar, destacando tecidos técnicos com filtros UV, nylon brilhante, jersey respirável, poliéster reciclado leve e acabamentos resistentes à água, com texturas de efeito molhado, inserções desportivas e fechos impermeáveis.

Com esta nova abordagem, a Milano Unica 2026 promete unir inovação têxtil, um lado sensorial forte e sustentabilidade, reforçando o papel do design e da tecnologia na criação de tecidos que cuidam, protegem e embelezam — tal como a cosmética o faz com a pele.

Partilhar