Bebiana Rocha
O head of innovation & sustainability da Adalberto, Miguel Ramôa, vai estar como orador no Investor Forum 2024, um evento integrado no Impact Festival, que decorre dias 30 e 31 de outubro em Frankfurt.
Sob o tema ‘Financing Innovation in Sustainable Chemistry & Textiles’, Miguel Ramôa vai falar sobre química verde. “O ISC3, responsável pela organização do fórum, é um instituto que faz parte do ministério da economia alemão criado para trabalhar na transição verde. Têm um conjunto muito alargado de parceiros, institutos e startups e lançaram o desafio à Adalberto para ser parceira industrial nesta descoberta da química verde”, contextualiza Miguel Ramôa ao T Jornal.
“Os petroquímicos são muito usados na indústria, a nossa missão é encontrar soluções que os substituam sem que se perca performance. Quem tem o poder de fazer essa química verde são as grandes multinacionais, mas é bom para Portugal ser parceiro nesta procura por soluções que facilitem a transição verde, saber como as vamos incorporar no processo industrial”, continua entusiasmado.
A Adalberto conta já com alguns processos de base bio, mas quer atingir os 100%, completa o responsável. “Queremos ser agregadores de conhecimento, queremos que quem tem soluções venha ter connosco para as comprovarmos, tanto quem está a começar como quem tem tecnologia já em escala 4 ou 5 de desenvolvimento”, posiciona-se.
O diretor de inovação conclui ainda que a ITV portuguesa tem de estar unida para passar o conhecimento de dentro para fora. “Temos tão boas empresas, devíamos criar inovações disruptivas de Portugal para o Mundo”, incita, “somos a primeira geração a ter poder para cruzar informação, com tecnologia à disposição, porque não criar sinergias, reengenhar processos…”, deixa em aberto.
Integram o painel também: Thomasine Dolan Dow (MII), Sophia Escheu (Speedinvest), Thomas Rehmet (Uni Reutlingen Centre for Entrepreneurhip), Thomas Wanner (ISC3) e Alexis Bazzanella (ISC3). Miguel Ramôa vai participar ainda como júri num desafio de pitch sale lançado pela organização.
Sublinhe-se que o Impact Festival é dos maiores eventos B2B da Europa para inovação sustentável, sendo esta representação portuguesa fundamental para levar o bom nome da indústria têxtil portuguesa às empresas e investidores participantes e criar sinergias para acelerar a transformação económica.