Bebiana Rocha
Imagem: Carrington Textiles
A MGC reduziu em 7% as suas emissões de CO₂ por tonelada, anuncia o RTS Textiles Group no seu mais recente Relatório de Sustentabilidade. A unidade também digitalizou a gestão de energia com o Siemens Energy Manager Pro e introduziu iniciativas de compostagem, reutilizando cinzas de biomassa.
Refira-se que o RTS Textiles Group foi formado este ano através da fusão da RTS Textiles com os parceiros TMG e STM, com o objetivo de expandir a sua presença a nível global. O grupo — que integra a Carrington Textiles, Pincroft, Altex, CTi, MGC e Melchior — abrange todo o processo produtivo, desde a fibra ao tecido acabado.
No caso da MGC, a empresa dedica-se a fornecer soluções de acabamento têxtil de alto desempenho, com vista a melhorar a durabilidade e funcionalidade dos tecidos. Entre outras conquistas da unidade destacam-se: a melhoria do sistema de neutralização de pH do efluente líquido, que utiliza CO₂ proveniente dos efluentes gasosos da caldeira para diminuir o pH da água residual, evitando assim a necessidade de produtos químicos de tratamento; a implementação de um sistema de gestão de energia com digitalização dos consumos de eletricidade e água; ações de formação para os colaboradores e a plantação de 300 árvores.
“Permanecemos firmes na jornada da sustentabilidade e comprometidos com a melhoria contínua através da colaboração, inovação e transparência”, afirma John Vareldzis, CEO, citado em comunicado. Portugal é mencionado explicitamente como um dos polos de produção do grupo, sendo considerado um parceiro-chave. A TMG é também apontada como uma fabricante de referência.
Entre outros pontos relevantes do relatório destacam-se os 3,4 milhões de euros investidos no tratamento avançado de águas no Paquistão — onde a unidade reduziu igualmente as emissões de CO₂ em mais de 20 mil toneladas, recuperou 95% da soda cáustica através da sua instalação de recuperação e obteve 98% do vapor consumido a partir de caldeiras de biomassa — e a utilização de 65% de eletricidade renovável na Pincroft, no Reino Unido, através de sistemas de cogeração de calor e energia.