30 março 23
Empresas

Maria Monteiro

Metaverse Fashion Week 2023 com forte cunho português

Começou ontem a Metaverse Fashion Week 2023 (online), onde a tecnológica com ADN português cada vez mais presente no sector têxtil volta a dar cartas: Exclusible, que já marcou presença na edição de 2022, juntou-se à Spatial, plataforma que permite ter experiências 3D, e estão a mostrar as suas potencialidades.

Hugo Boss, Dolce & Gabbana, Coach, Tommy Hilfiger e Adidas são algumas das marcas que marcam presença nesta edição, que fechará as portas (virtuais) esta sexta-feira. A semana da moda inclui áreas de exibição como showrooms, desfiles de moda imersivos e uma série de discussões levadas a cabo pelo painel da Web3 Couture. Um dos exemplos das apostas para 2023 é o ‘Fashion After Dark: Exclusible Evening Soirée’, um espaço virtual exclusivo para visitantes, rodeado de águas tranquilas desenhadas pela equipa da Polycount, a casa de arquitetura no metaverso que foi adquirida pela Exclusible.

As atividades programadas prometem ir ao encontro do tema ‘Future Heritage’, que assenta na importância de conectar a próxima geração de criadores aos estilistas tradicionais, demonstrando o potencial da moda para unir realidades e mundos. Tudo isto está a acontecer na Decentraland, o maior espaço social virtual do mundo detido e operado por utilizadores.

“Estou muito contente por liderar a missão da Exclusible de transformar a indústria da moda, impulsionando o poder da tecnologia e da inovação. A nossa colaboração com a Spatial e a Polycount não só irá redefinir como a moda deve ser experienciada no metaverso, como também abrirá caminho para um futuro mais sustentável e inclusivo”, afirmou Thibault Launay, CEO da Exclusible, em comunicado.

A chefe da Metaverse Fashion Week Giovanna Graziosi Casimiro disse à NFT Now: “Estamos realmente a tentar fazer uma experiência de um evento não só num único local, mas também a trabalhar com diferentes metáforas e a tentar eventos físicos. Estamos a explorar como criar essas comunidades globalmente dentro dos nossos computadores e depois trazê-las de volta ao físico”.

Partilhar