Bebiana Rocha
O consórcio do projeto Metaskills4TCLF está a recolher contributos das empresas do setor têxtil e vestuário para um estudo sobre as competências do futuro. Para isso, apela à participação num breve questionário disponível até 25 de março, garantindo total confidencialidade dos dados fornecidos.
Liderado por um consórcio europeu de diversas entidades, no qual se inclui o CITEVE e a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, o Metaskills4TCLS tem como objetivo antecipar as necessidades do setor têxtil, vestuário, couro e calçado (TCLF) em matéria de qualificações e formação.
A iniciativa pretende identificar as competências emergentes, acompanhar as inovações já implementadas e projetar tendências futuras, de forma a preparar a indústria para os desafios da digitalização, sustentabilidade e competitividade global.
Em 2024, o projeto já tinha publicado um relatório baseado nos dados fornecidos pelas empresas, cujas conclusões estão disponíveis no documento “Skills Intelligence for Forecasting and Monitoring TCLF Emerging Skills Needs”. Pretende agora criar uma versão atualizada do mesmo, sendo preciso para um retrato fiel da fileira o contributo de todos.
“A atratividade dos setores da moda não se deve apenas às muitas oportunidades de emprego que oferecem, mas também ao facto de os seus postos de trabalho responderem a desafios estratégicos, como a inovação, a sustentabilidade e a digitalização. Estas premissas são a base deste ambicioso projeto europeu de quatro anos”, destaca o grupo em comunicado enviado ao T Jornal.