13 fevereiro 26
Formação

Bebiana Rocha

MetaSkills4TCLF: Pessoas com as competências certas são chave para a transição

Num período de reformulação dos modelos de negócio, dos processos de produção e das cadeias de valor, como o setor têxtil e vestuário enfrenta atualmente, o sucesso de uma transição depende mais das pessoas do que de ferramentas ou estruturas. Esta é a posição da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, expressa num artigo publicado no blog do projeto MetaSkills4TCLF, do qual faz parte.

Ana Dinis, diretora-geral da ATP, alerta que “sem as competências certas, a transformação digital corre o risco de permanecer superficial”. Na sua visão, os sistemas responsáveis pelo desenvolvimento e atualização de competências precisam de ser mais céleres e menos fragmentados, de modo a evitar desfasamentos entre a velocidade da transformação industrial e a capacidade do ecossistema de responder de forma coordenada.

“A participação da ATP no projeto reflete o compromisso em garantir que as estratégias de competências se mantêm estreitamente ligadas às realidades industriais”, afirma Ana Dinis, evidenciando que a diversidade de modelos de negócio, dimensões empresariais e contextos territoriais tornam ineficazes soluções do tipo one size fits all. “As associações desempenham um papel fundamental na transmissão dessa diversidade”, sublinha.

O MetaSkills4TCLF foi criado para colmatar lacunas de competências industriais através de uma abordagem colaborativa. Ao longo do prazo de execução, tem tratado as competências como um ativo estratégico, central para a produtividade e criação de valor, encarando-as como essenciais para reforçar o posicionamento da Europa nos mercados globais.

Partilhar