Bebiana Rocha
O projeto MetaSkills4TCLF, do qual a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal faz parte, marcou presença na 19ª Conferência Romena de Têxteis e Couro (CORTEP 2024). Nela apresentou as iniciativas criadas para reforçar o ensino e a formação tanto profissional como em contexto de ensino superior no têxtil e vestuário europeu.
“O projeto visa capacitar com seis currículos inovadores focados na economia circular e digitalização da indústria da moda, acompanhados por aulas imersivas e recursos educacionais com realidade aumentada”, partilha o consórcio em comunicado.
O grupo de trabalho tem explorado formas de permitir aos estudantes de explorarem virtualmente as fábricas e também ponderada a criação de um Campus Virtual de Moda que sirva de centro formativo na Europa.
Com estas atualizações esperam conseguir atrair e reter novos talentos para o sector. Para além da apresentação feita na conferência, o MetaSkills4TCLF reuniu-se internamente para partilhar avanços, Alexandra Cardoso e Andreia Ribeiro do CITEVE participaram.
Para o futuro estão previstas no âmbito do projeto evento de orientação escolar, cursos de férias, dias abertos em empresas e criação de concursos de moda.