04 março 24
Comércio

Ana Rodrigues

Mercado interno: vendas no comércio crescem 0,6% em janeiro

Face ao mês de janeiro de 2023, as vendas do comércio aumentaram 0,6% no primeiro mês deste ano, subindo 0,7% no comércio a retalho e 0,4% no comércio por grosso. Este aumento segue-se a uma quebra de 0,4% registada em dezembro de 2023 – o que implica um ligeiro aumento do consumo.

Dezembro de 2023 tinha sido um mês em que as vendas no comércio a retalho tinham registado uma variação positiva de 0,7% e as do comércio por grosso tinham recuado 4,3%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, em janeiro todas as secções do comércio foram registadas taxas de variação positivas. Nesse sentido, no comércio a retalho, os agrupamentos ‘produtos alimentares e produtos não alimentares’ apresentaram nos primeiros uma aceleração de 1,5 pontos percentuais, para uma variação homóloga de 1,5%, e nos segundos a abrandarem 1,0 ponto percentual, para uma variação de 0,1%.

Em termos nominais, a taxa de variação homóloga do índice total no comércio situou-se em 0,4% em janeiro (0,3% no período precedente), enquanto a variação mensal foi de menos 1,3%.

Partilhar