28 março 24
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Mercado global de segunda mão cresceu 18% em 2023

O mercado global de roupa em segunda mão cresceu 18% em 2023, para 197 mil milhões de dólares em valor bruto de mercadorias. Mais ainda, este segmento projeta crescer três vezes mais rapidamente que o mercado geral de vestuário e poderá atingir 350 mil milhões em 2028.

Estas são algumas das conclusões do relatório anual da ThredUp que revela um ligeiro retrocesso, uma vez que no ano passado afirmou que a indústria registaria um valor bruto de mercadoria de 351 mil milhões de dólares em 2027. Note-se que nos EUA, este mercado cresceu 11%, o que equivale a um desenvolvimento sete vezes mais rápido do que o mercado global de vestuário, atingindo 43 mil milhões de dólares no ano passado, incluindo o valor das vendas de revenda, bem como as doações e poupanças tradicionais. Em 2028, estima-se que aumente para 73 mil milhões de dólares.

Mais ainda, o relatório conclui que 60% dos consumidores consideram que a roupa em segunda mão lhes proporciona “a melhor relação qualidade/preço”, enquanto 55% indicam que comprarão mais roupa em segunda mão se a economia não melhorar.

Este relatório foi resultado de uma investigação conduzida pela empresa GlobalData, que se baseou nas suas próprias estimativas, bem como em investigações com 3.654 consumidores dos EUA e os 50 principais retalhistas e marcas de moda norte-americanas.

Partilhar