18 novembro 25
Associativismo

Bebiana Rocha

Meio século de CIP: livro comemorativo e novo logótipo marcam as celebrações

A CIP completa 50 anos, e as comemorações ficaram marcadas pela apresentação de uma nova identidade visual, pelo lançamento de um livro comemorativo e pela atribuição, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, das insígnias de membro-honorário da Ordem do Infante D. Henrique, reconhecendo o contributo da instituição para o país.

Na cerimónia de celebração, Armindo Monteiro, Presidente da Confederação Empresarial de Portugal, destacou o início de um novo ciclo ao fim de cinco décadas: “Enquanto maior confederação empresarial do país, a CIP assume-se não só como mobilizadora das empresas, mas também como um parceiro do Governo em políticas públicas que aumentam a produtividade e a competitividade da economia portuguesa.”

Quanto à nova logomarca, a CIP procurou refletir a sua evolução histórica e o alargamento do seu campo de representação, ao mesmo tempo em que transmite a força e diversidade do tecido empresarial português. Em comunicado, a instituição explicou que: “O novo símbolo preserva a memória industrial das origens, incorporando simultaneamente o presente e o futuro da economia nacional.”

O designer da nova imagem, Eduardo Aires, detalhou a escolha: “A nova marca permite observar em primeiro plano o acrónimo CIP, mas na estrutura e leitura tipográfica torna possível também ler o acrónimo CEP. Esta dupla leitura é intencional: é um dispositivo visual que une duas temporalidades num mesmo signo.”

Por fim, sobre o livro comemorativo, a CIP criou-o para registar em texto e imagem a presença da Confederação na vida económica, social e política do país. O projeto pretende valorizar a dimensão histórica e documental da instituição.

Partilhar