29 janeiro 26
Economia

Bebiana Rocha

Mau tempo provoca falhas de energia e paralisa produção

No seguimento do mau tempo que se fez sentir em Portugal esta semana, a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal esteve esta manhã a contactar algumas empresas associadas para apurar os danos causados pela tempestade. Várias empresas reportaram falhas de energia elétrica, com impacto direto na produção, havendo casos em que não foi possível laborar durante todo o dia de ontem.

É o caso da Ramiro Almeida & Filhos. “Estivemos todo o dia de ontem sem luz. Não trabalhámos, ficámos com esse prejuízo. Consequências materiais não houve, apenas ficou fragilizada a cobertura da empresa, com algumas telhas”, relata a empresa ao T Jornal.

Também a Azevedo & Ferreira e a Confeções Ribanjo informaram ter registado falta de energia elétrica durante esta quarta-feira. Já a Ferreira & Raposo reportou falhas de luz no período da manhã, bem como problemas no telhado e em alguns arrumos.

A chuva intensa tem, de facto, deixado rasto em várias empresas do setor. A Primma é outro exemplo, referindo a existência de algumas partes elétricas afetadas. Há ainda empresas que, neste momento, não se encontram contactáveis.

Entretanto, o Governo decretou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a situação de calamidade nas zonas mais afetadas pela tempestade Kristin, entre as quais se incluem os distritos de Leiria e Coimbra.

Partilhar