12 fevereiro 25
Exportações

Bebiana Rocha

Marrocos e EUA apresentam aumento no valor das exportações

Os números das exportações do sector têxtil e vestuário com o mês de dezembro demonstram um fecho de 2024 com uma queda inferior ao previsto, de cerca de 3%. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, os mercados que mais cresceram foram Marrocos, com um aumento de 30% em valor e 25% em quantidade, e os Estados Unidos da América, que aumentaram 2% no valor das exportações.

Ainda sobre os mercados, confirma-se que Espanha continua a ser o principal destino dos produtos portugueses, aumentou 4% em volume. A França também cresceu em quantidade (2%), já a Alemanha manteve-se estável e o Reino Unido apresentou uma redução de 22% em volume. Em valor todos estes países europeus apresentaram uma queda, sendo a mais significativa a do mercado alemão.

Em termos de categoria de produto, o vestuário em malha continua a representar a maior fatia das exportações, embora não seja a que tem o resultado mais positivo. Os tapetes e revestimento para pavimentos foram os que tiveram um melhor comportamento, apresentando uma subida de 7% (passaram de 75,9 para 83,2 milhões de euros).

De destacar também a variação positiva de 2023 para 2024 das categorias: Outras Fibras Têxteis Vegetais (passou de 27,1 milhões para 34,9 milhões de euros) e as Pastas, Feltros e Falsos Tecidos (com um crescimento de 300,6 para 320,9 milhões de euros). Outros Artefactos e Têxteis Confecionados também apresentaram uma variação positiva de 731,3 milhões de euros para 785,1 milhões.

No acumulado dos 11 meses as exportações tinham baixado 4,4% face ao mesmo período do ano anterior. Com os resultados de dezembro a queda foi atenuada para 3,1%, totalizando os 5,58 mil milhões de euros. Em termos de quantidade as exportações registaram um aumento de 1% com um total de 472 357 toneladas.

Partilhar