Ana Rodrigues
Marita Setas Ferro é uma das 14 artistas e coletivos selecionados – e única nacional – por um painel consultivo de especialistas para o Collect Open 2024, a principal feira internacional de artesanato e design contemporâneo apresentada pela Crafts Council, que acontecerá no Somerset House, em Londres, entre 1 e 3 de março.
Inserido no tema geral que aborda desde 2016 – ‘Things from Nature’, estará em apresentação ‘Anemones in volcanic rock’, o mais recente trabalho da escultora, designer e fundadora da marca Marita Moreno que estará em exclusivo na Collect 2024 e que “é quase uma instalação artística. Forrei parte da sala que me foi atribuída a preto e fiz sete peças que fazem parte de uma única peça”, explicou Marita Ferro, ao T Jornal.
“É uma escultura de parede que tem uma parte central e depois inclui mais 6 peças que formam um hexagrama irregular, os dois triângulos cruzados ligados ao selo de Salamão e aos quatro elementos fundamentais. A rocha vulcânica representa a terra e o fogo e as anémonas alimentam-se do ar e da água. As peças são tridimensionais e inseri-lhes uns objetos que fazem com que se mexam e se pareçam com anémonas reais”, acrescentou a artista.
Face ao evento que tem os seus previews entre hoje e amanhã e que decorre entre 1 e 3 de março, Marita Ferro afirmou que “as expectativas são boas e interessantes. As pessoas estão a achar interessante, é uma abordagem fora de comum, porque nunca tinham visto a técnica de crochê aplicada dessa forma e, por isso, espero – pelo menos – que seja surpreendente”.
O Collect Open é uma plataforma para instalações artesanais pioneiras de artistas e coletivos escolhidos pela natureza ambiciosa dos seus projetos. A completar 20 anos de existência, esta representa uma oportunidade única para colecionadores e entusiastas das disciplinas de Fine Crafts descobrirem trabalhos excecionais de artistas internacionais. “É a maior feira internacional de artigos de coleção, objetos únicos e diferentes, mas sempre na ótica do fine craft: técnicas artesanais em objetos artísticos”.
Cada galeria faz a curadoria da sua própria exposição e a encomenda novas peças, especialmente para a feira nas disciplinas de Fine Crafts que abrangem cerâmica, vidro, laca, joias de arte, metais preciosos, têxteis e fibras, madeira, papel e materiais não tradicionais, como resina e osso.
Para breve, e já em maio, a artista portuguesa revelou novidades: “fui selecionada para mais uma feira em Londres, na London Craft Week, para a categoria Future Icons e já estou a pensar nas peças que vou apresentar em maio”, contou.