13 dezembro 24
Economia

Bebiana Rocha

Mário Jorge Machado reúne com figuras da política europeia

Mário Jorge Machado, presidente da ATP e da EURATEX, reuniu esta quinta-feira (12) em Bruxelas com figuras chave da política Europeia para abordar os principais desafios enfrentados pela indústria têxtil e vestuário europeia e explorar soluções para fortalecer a sua competitividade no mercado global.

Denis Redonet, da direção do comércio da Comissão Europeia, Dirk Gotink, redator do Código Aduaneiro da União Europeia no Parlamento Europeu, e Aurel Ciobanu, da direção geral do ambiente da Comissão Europeia, são os três nomes avançados esta manhã pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que estrutura a intervenção do seu dirigente em três áreas temáticas: acesso a mercados internacionais, modernização do código aduaneiro e sustentabilidade e competitividade.

“Machado debateu os obstáculos enfrentados pelas empresas europeias nos mercados terceiros, em particular, China, Índia e Turquia. O encontro sublinhou a necessidade de condições mais favoráveis para superar barreiras tarifárias e não tarifárias que afetam negativamente a competitividade da indústria europeia nestes mercados”, relata em relação ao primeiro ponto, sublinhando que foi amplamente discutida a importância da reciprocidade nas regras de acesso a mercados.

No segundo ponto foram discutidos temas como comércio eletrónico e a importância da regulação das plataformas online, “considerando o impacto crescente que tem vindo a assumir no negócio do fast fashion e, consequentemente, a urgência de rever o regime de isenção fiscal para estas operações”.

Por fim, o foco com a equipa da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia esteve na necessidade de equilibrar a sustentabilidade e competitividade. “A reunião explorou formas de alinhar objetivos ambientais com medidas que garantam a viabilidade económica das empresas, promovendo a inovação e a transição para práticas mais sustentáveis”.

O dia de ontem ficou igualmente marcado por um evento da Confederação, que reuniu membros da associação, eurodeputados, assessores parlamentares, funcionários da União Europeia e stakeholders estratégicos. “A Winter Reception serviu para partilha de visões sobre iniciativas e dossiers que estão no centro das nossas agendas, com impacto no futuro da indústria europeia de têxteis e moda”, conta ao T Jornal Ana Dinis, diretora-geral da ATP.

Partilhar