28 abril 23
Têxteis-lar

Bebiana Rocha

MariaMiguel: do universo infantil para o home living

Instalada na Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso, a marca MariaMiguel Baby Kids, criada em 2022, rapidamente ganhou asas. Trabalha para um nicho de mercado que valoriza os bordados à mão 100% portugueses e os típicos enxovais de bebé. “Queremos levar o Bordado da Lixa mais longe”.

“Começámos neste primeiro ano por trabalhar o mercado nacional num segmento médio-alto, mas agora queremos focar-nos na internacionalização”, diz ao T Jornal, Vera Cunha Guimarães, fundadora da marca. “Já temos um espaço físico em Genebra, na Suíça, estivemos três meses à experiência numa loja e ficámos. Estamos agora em negociações com um cliente alemão para colocar as nossas peças na Bélgica”, diz Vera Cunha Guimarães, confiante.

“Em Portugal trabalhamos muito bem, há famílias no norte do país em que as netas estão grávidas e querem tudo bordado à mão, uma réplica dos enxovais antigos, desde lençóis a roupa de bebé, aos fofos… Os nossos produtos são todos certificados, o interior das peças é feito em algodão para os bebés não terem alergia”, aponta. Para atestar esta qualidade a MariaMiguel rodeia-se de parceiros de renome como a Somelos, Têxtil Manuel Gonçalves e Sampedro nos linhos.

Tendo em conta um primeiro ano próspero, Vera Cunha Guimarães decidiu, a pedido dos clientes e amigos, e uma vez que contava com experiência dentro de portas, colocar um pé no Home Living. “A MariaMiguel Home Living foi lançada no início do mês de abril, com o apoio do Hotel Infante Sagres. Neste arranque executámos toalhas de linho bordadas à mão e à máquina, individuais, guardanapos, sacos de pão e abafadores de bule”, enumera.

“Comecei o meu percurso na alta costura internacional, detendo uma vasta experiência de cerca de 35 anos neste segmento. Assim, no âmbito do projeto MariaMiguel construímos relações de confiança com bordadeiras que com o seu talento executam delicadas obras de arte. Queremos com a MariaMiguel Home Living oferecer qualidade, originalidade e mais uma vez divulgar o Bordado da Lixa”.

Para o mercado, a MariaMiguel Home Living apresenta uma primeira coleção de denim a pensar na estação em que nos encontramos (alegre, descontraída), sendo dirigida a um público jovem, exigente. Mantendo sempre a sua coleção intemporal de clássicos bordados.

Mas as suas coleções são “apenas um clássico apontamento do que somos capazes de executar”, pois a MariaMiguel tem também a polivalência de desenvolver projetos personalizados.

A MariaMiguel Home Living trabalha sobretudo com vendas diretas. “Temos parcerias com companhias aéreas, resorts, quintas de eventos, colégios, gabinetes de arquitectura, publicidade e comunicação (com a Publimotion) e lojas nas principais cidades do país, aliás são áreas nas quais detemos know-how e queremos continuar a explorar”, conclui Vera Cunha Guimarães.

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