20 julho 23
Moda

Maria Monteiro

Marcas de moda capitalizam fenómeno ‘Barbiecore’

Nas últimas semanas, um tsunami rosa inundou várias marcas de moda, com o lançamento de coleções cápsula inspiradas no filme da Barbie, que estreia esta quinta feira. Zara, Mango, Primark, Pull & Bear e Gant, são algumas das marcas que aderiram a esta onda rosa. O fenómeno também se espalhou por outros sectores, como o dos cosméticos, calçado, relojoaria, joalharia, mobiliário e até mesmo no imobiliário!

À medida que a data de estreia se aproximava, a euforia disparou — é o fenómeno ‘Barbiecore’, que transporta o imaginário da boneca para a moda e não só, potenciado por um muito poderoso plano de marketing. A moda desempenhou um papel importante na promoção do filme: que tanto vestiu Margot Robbie, atriz que protagoniza o papel da Barbie no filme, com as roupas, de diversas marcas de luxo, tais como, Prada, Chanel, Versace e Moschino, inspiradas nos looks mais icónicos da boneca, como estabeleceu parcerias com diversas marcas.

A Barbie foi criada por Ruth Handler, co-fundadora da fabricante de brinquedos Mattel, inspirada nas bonecas alemãs Bild Lilli vendidas na Europa. O primeiro contacto da Barbie com o mercado foi em 1959 na New York Toy Fair e atualmente é um dos modelos mais vendidos com até 170 modelos diferentes. Nos últimos anos, a Barbie abraçou a diversidade e a inclusão, colaborando com organizações, influencers e marcas que celebram várias etnias, tipos de corpo e origens.

Partilhar