16 Junho 2017
Têxteis Lar

Jorge Fiel

Maomé Neiper foi ter com montanha Japão

Conhece o ditado que diz que se a montanha não vai ter com o Maomé, vai o Maomé ter com a montanha (ou vice versa)? Bem, a história que vos vamos contar é uma versão moderna deste velho ditado. Há coisa de cinco anos, a montanha, assumindo a forma de quatro clientes japoneses, foi ter com com a Neiper Home, que estava na Heimtextil, em Frankfurt, a desempenhar o papel mais passivo do profeta. Agora chegou a vez do Maomé Neiper fazer as malas, voar até Tóquio e ir ter com a montanha Japão.

“As encomendas dos nossos quatro clientes japoneses foram crescendo, devagarinho, ao longo dos últimos anos. No final deste ano devem atingir os 250 mil euros. Como já é um volume interessante para quem não fez esforço praticamente nenhum, resolvemos vir até ao Japão e participar na Interior Lifestyle, na expectativa de aumentar a nossa penetração neste mercado”, resume José Zamith, diretor comercial da Neiper.

Com instalações industriais em Guardizela, Guimarães, a Neiper Home é uma empresa vertical (tem confecção, tecelagem, tinturaria, acabamentos, ou seja faz tudo menos a menos a fiação) controlada pela família Monteiro André, que no seu essencial se dedica ao fabrico de felpos, atividade onde faz um volume de negócios 14,5 milhões de euros (100% exportação) – a que há que somar mais seis milhões faturados com os serviços de tinturaria.

Os 250 mil euros vendidos no Japão são uma gota de água que pesa uns magros 1,5% nas suas vendas totais de toalhas, mas a Neiper acredita que com persistência e um esforço comercial adequado conseguirá aumentar de forma significativa a sua faturação no Japão.

“O ideal é arranjarmos um distribuidor. E, no futuro, se as coisas correrem bem, podemos eventualmente montar um escritório. O Japão fica longe, tem uma cultura diferente e as dificuldades com a língua desaconselham uma estratégia assente na venda direta”, explica Zamith.

Estas dificuldades não desanimam a Neiper, que considera ter os produtos certos para triunfar num mercado caraterizado pela preocupação dos consumidores com o ambiente e a ecologia.

“Temos toalhas em algodão com bambu, com uma capacidade de absorção nove vezes superior ao normal, em algodão do Egipto certificado, e em linho, um produto clássico que volta a estar na moda. Tudo lavado sem tratamentos químicos. Ou seja, coisas que são imediatamente percepcionadas pelo púbico como naturais e ecológicas e por isso dispensam um esforço suplementar e marketing”, elenca o diretor comercial da Neiper.

A costela ecológica é apenas um dos traços de caráter desta empresa, que sabedora das vantagens de voar em formação, tem uma parceria comercial com a ACL, que centra a sua oferta no segmento cama.

“Somos complementares, pelo que faz todo o sentido partilharmos a estrutura comercial”, afirma o comercial da Neiper, que tem expostos no seu stand da Interior Lifestyle Tokyo alguns produtos da linha Amalia da ACL.

A Neiper trabalha fundamentalmente em regime de private label, para grades cadeias norte-americanas, como a Pottery Barn ou Anthropologie, inglesas (John Lewis e House of Fraser) ou francesas (Galerias Lafayette).

 

Partilhar