19 maio 20
Indústria

T

Manuel Heitor foi à Adalberto conhecer a MO x Ad-Tech

A cooperação entre empresas e as comunidades científicas e académicas permitiu desenvolver em Portugal as máscaras MOxAd-Tech, um produto inovador da responsabilidade da Sonae Fashion, Adalberto, CITEVE, Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e Universidade do Minho, cuja produção o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, quis conhecer ao vivo.

A visita ontem realizada do ministro à Adalberto, uma das unidades onde é realizado o fabrico das máscaras, foi oportunidade para Manuel Heitor salientar o exemplo de como a cooperação entre empresas, universidades e centros de inovação pode ajudar a desenvolver soluções inovadoras e a criar valor económico e social.

A anfitriâ, Susana Serrano, CEO da Adalberto, não deixou de salientar que a máscara MOxAd-Tech “é inovadora a nível mundial” e “tornou-se possível por existir uma cooperação entre várias entidades distintas, que colocaram o seu conhecimento e capacidade ao serviço da comunidade para ajudar na proteção das famílias portuguesas”.

Para Francisco Pimentel, administrador da MO, “este projeto é um excelente exemplo de cooperação entre diferentes instituições nacionais para criar um produto inovador e disponibilizá-lo às famílias portuguesas num prazo muito curto. Acredito que temos a melhor máscara de proteção social a nível mundial que existe hoje. Estamos também satisfeitos por ajudar à retoma de muitas fábricas na fileira têxtil ao mesmo tempo que contribuímos para a proteção da saúde pública”.

As máscaras MOxAd-Tech apresentam características antimicrobianas, com eficácia comprovada contra vírus e bactérias, estando a sua tecnologia acreditada a nível internacional. O princípio ativo já foi testado com sucesso pelo Institut Pasteur de Lille, em França, nomeadamente contra o vírus H1N1 e vírus Corona-type, bem como contra rotavírus.

Atualmente decorrem testes específicos para a COVID-19 no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, em Portugal, sendo que já se encontra certificada como máscara social de nível 2 profissional pelo CITEVE. Do ponto de vista de retenção de partículas, a máscara MOxAd-Tech garante uma capacidade de 95%.

Desenvolvidas em têxtil técnico com várias camadas distintas, as máscaras são impermeáveis e confortáveis, facilitando a sua utilização. Outra das grandes vantagens deste produto inovador é o facto de ser reutilizável, permitindo proteger as pessoas, mas também o ambiente, uma vez que evita a criação de lixo e de focos de contaminação.

As máscaras apresentam uma elevada resistência à lavagem, mantendo um nível de eliminação microbiana de perto de 100%, mesmo depois de 50 lavagens domésticas a 30ºC. A certificação no âmbito d COVID-19, pelo CITEVE, é atualmente para pelo menos 5 lavagens, aguardando-se a disponibilidade da instituição para testar o produto até às 50 lavagens.

Ministro_Ciencia_Adalberto

Partilhar