23 maio 23
Investigação

T

Manuel dos Santos Silva profere ‘Última Aula’ na UBI

Manuel José dos Santos Silva, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, profere a ‘Última Aula’, ato simbólico que marca a carreira do docente e investigador que foi Reitor da UBI entre 1996 e 2009. O evento está agendado para o Polo I (Anfiteatro das Sessões Solenes), a partir das 16h00, no dia 27 de maio (sábado).

Jubilado do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Manuel dos Santos Silva foi um dos fundadores da unidade de investigação MTP-Materiais Têxteis e Papeleiros, nos anos 80, e, posteriormente, da FibEnTech-Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais, em 2013. Desempenhou cargos de coordenação e investigador em ambas as unidades de investigação por mais de 20 anos. Como Reitor, desenvolveu as Faculdades de Ciências da Engenharia, Ciências Sociais e Humanas e Artes e Letras e criou a Faculdade de Ciências da Saúde.

Foi o responsável pela implantação, crescimento e afirmação da investigação em materiais fibrosos, têxteis e celulósicos, em Portugal e criou unidades de investigação que tiveram projeção internacional. Detém diversas patentes de equipamento de controlo de qualidade baseado na aplicação de lasers aos têxteis e construiu protótipos como o Paralelitex e o Pilositex. Desenvolveu trabalhos de investigação com base em técnicas de processamento de imagem e, mais recentemente, no domínio dos têxteis inteligentes.

Foram-lhe atribuídos os prémios científicos Gulbenkian de Ciência e Tecnologia (1981) e da Boa Esperança (1989). Em 1999 foi nomeado ‘Officier dans l’Ordre des Palmes Académiques’ pela República Francesa. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, pelo Presidente da República Portuguesa, em 10 de junho de 2011. Em 1999 recebeu o troféu “Gazeta 98” na área da Educação e, em 2009, o Troféu D. Dinis, nas áreas da Educação e Ciência, atribuído pelo Diário das Beiras. A Ordem dos Engenheiros atribuiu-lhe o Prémio Conselho Diretivo da Região Centro, em 26 de maio de 2012.

Seguir-se-á um jantar, no Hotel Puralã.

Homenagem Prof. Santos Silva-1

Partilhar