Bebiana Rocha
A Mango disponibilizou um novo assistente virtual na sua loja online: uma ferramenta conversacional com recurso a inteligência artificial, desenvolvida para personalizar a experiência de compra. Na prática, o Mango Stylist recomenda produtos de acordo com os gostos do utilizador, sugere combinações de peças e até looks completos. Portugal é um dos 10 mercados onde esta solução ficará disponível, embora, para já, apenas para a linha de mulher.
“O Mango Stylist utiliza algoritmos inovadores para compreender o contexto e os gostos pessoais de cada utilizador”, informa a marca espanhola em comunicado. O desenvolvimento desta ferramenta foi possível graças à colaboração de várias equipas multidisciplinares da Mango, incluindo IT, Data, Produto Digital, Styling, Design, Visual Merchandising e Customer Service.
A criação do Mango Stylist insere-se no plano estratégico da Mango 2024-2026, que, através do pilar Earn, pretende gerar valor por via do desenvolvimento tecnológico, da gestão de dados, da inteligência artificial e da excelência operacional. Desde 2018, a marca já desenvolveu mais de 15 plataformas de machine learning, aplicadas a diferentes pontos da cadeia, como o pricing, o design e o serviço de apoio ao cliente.
Entretanto, no mês de junho, a Mango abriu uma nova loja no Shopping Cidade do Porto, na Boavista. O novo espaço comercial, com uma área de vendas de 1200 m² no piso térreo, disponibiliza linhas de mulher, homem e criança. Inspirado nas casas tradicionais do Mediterrâneo, este conceito de loja adota uma paleta de cores quentes e neutras, destaca-se pela utilização de materiais naturais e pela disposição modular, pensada para garantir uma circulação mais fluída.